A Stellantis está ligada no 220v e pronta para sinalizar o mercado automotivo brasileiro com o lançamento do novo Citroën C3 elétrico. Com preços surpreendentes, esse compacto promete ser a resposta elétrica para quem busca economia e sustentabilidade. 


Parece que a Índia está dando uma mãozinha para a galera que quer entrar no mundo dos carros elétricos! Com as isenções fiscais cedidas pelo governo, o novo Citroën C3 elétrico está com preços bem atrativos por lá, com as versões Feel e Live chegando por montantes entre 1,15 e 1,24 milhões de rúpias, equivalentes a R$ 72.200 e R$ 78.020, respectivamente. 


É o momento de aproveitar e dar adeus aos motores a combustão! E se essa regra de três se aplicar ao mercado brasileiro, podemos esperar um modelo elétrico de topo custando em torno de R$ 130.000.


Parece que o Citroën e-C3 é aquele amigo que muda um pouquinho a cada vez que a gente o encontra! Entre uma versão e outra, as mudanças são sutis mas fazem toda a diferença: detalhes estéticos como itens cromados no lugar de plásticos foscos, chave presencial e ajuste de altura do banco são só o começo. 


Mas se você é daqueles que gosta de ostentar, a versão Feel é a escolha certa! Central multimídia de 10,2'', quatro alto-falantes e volantes multifuncionais vão fazer você sentir que está pilotando uma nave futurística. 


Então, qual será a sua escolha? A simplicidade descolada da versão Live ou o luxo high-tech da versão Feel?


O que há de novo no C3 elétrico?

Será que a Citroën queria deixar todo mundo na dúvida com o lançamento do seu C3 elétrico? É que a receita foi praticamente a mesma usada pela Renault no Kwid E-Tech: fazer um carro elétrico que seja indistinguível da versão a combustão. Mas parece que o Citroën levou isso a sério e o C3 elétrico é ainda mais parecido com o irmão com motor a gasolina!


A única forma de saber que você está dirigindo o modelo elétrico é olhando para baixo e vendo o pacote de baterias sob o carro ou para a direita do capô, onde fica o bocal de carregamento. Será que isso é para deixar a galera com um ar de mistério e curiosidade? Quem sabe...


Parece que a Citroën seguiu a máxima "em tempo que está ganhando, não se mexe" com o C3 elétrico! Internamente, a receita se repete e a maior diferença é o pequeno seletor de marcha no lugar da alavanca de câmbio. 


Mas olhando para o painel, não tem como não pensar que estamos dentro da versão a combustão! O quadro de instrumentos apenas muda as informações que exibe, mas pelo menos não precisamos nos preocupar com o conta-giros em um carro elétrico, né? Quem sabe uma mudança mais radical no design interno fica para a próxima...


Motorização elétrica: o que há embaixo do capô do C3


Se você está procurando um carro elétrico para uso urbano, o Citroën e-C3 pode ser uma boa opção. Com um motor síncrono de ímãs permanentes de 57 cv e 14,6 kgfm, o carro tem uma velocidade máxima de 107 km/he uma aceleração de 0 a 60 km/h em 6,8 segundos. 


Mas fique atento: as baterias do e-C3 são refrigeradas a ar, o que pode afetar a previsão de autonomia do carro. Apesar da Citroën declarar um alcance de 320 km em ciclo MIDC, na prática pode ser um pouco diferente. 

A Stellantis promete trazer novos carros elétricos para o Brasil, incluindo o aguardado Citroën C3 elétrico. Com preços anunciados na Índia entre 1,15 e 1,24 milhão de rúpias, ou R$ 72.200 e R$ 78.020, a notícia deixou muitos entusiasmados. Mas vamos com calma, pessoal! 

Antes de se animar com a possibilidade de ter um carro elétrico na garagem, vale lembrar que esses valores incluem isenção fiscal do governo indiano. Fazendo uma rápida conversão, o modelo de topo do C3 elétrico no Brasil poderia chegar a cerca de R$ 130.000. Será que ainda assim compensa deixar de lado o bom e velho fusquinha?

Com a chegada do Citroën C3 elétrico, o mercado brasileiro pode finalmente ter mais opções de carros elétricos acessíveis. Porém, os preços anunciados na Índia deixaram muitos de queixo caído. 

Ainda assim, há quem esteja disposto a pagar o preço por um carro mais sustentável. Afinal, quem não quer se sentir chique e descolado ao volante de um carro elétrico? Só esperamos que o preço final no Brasil não dê um choque no coração dos consumidores.