A indústria automobilística está prestes a receber um novo competidor de peso: o Citroën C3 X. Com testes já em andamento tanto na Europa quanto no Brasil, este SUV cupê tem o potencial para conquistar mercados globais. Ele será produzido na Índia e no Brasil, ambos fazendo uso da plataforma CMP, e promete unir o estilo de um cupê com as características de um SUV. 



O Citroën C3 X está se preparando para chegar ao mercado com uma proposta semelhante à do Fiat Fastback, apresentando uma inclinação marcante em seu teto e, o melhor de tudo, um preço mais acessível. Isso o coloca em posição de desafiar o VW Nivus e conquistar uma fatia considerável do mercado.


A Citroën, agora parte do grupo Stellantis sediado na Holanda, está mirando na competitividade de preços para atrair os consumidores. No entanto, o C3 X não está apenas apostando em preço. O foco está em seu design para atrair os clientes, juntamente com melhorias no interior. 


A utilização da plataforma CMP também permitirá mais espaço interno, proporcionando ao Citroën C3 X um entre-eixos de pelo menos 2,60 metros, tornando-o competitivo em termos de espaço.


O interior também se beneficiará do espaço adicional, e o porta-malas será mais generoso, superando os 315 litros do C3 X e possivelmente até os 489 litros do novo C3 Aircross. 


Isso significa que, mesmo que o porta-malas tenha cerca de 450 litros, ainda será consideravelmente espaçoso, ocupando uma posição intermediária entre os dois modelos já conhecidos. Além disso, os destaques do interior incluem uma tela multimídia de 10 polegadas e um painel de instrumentos digital de 7 polegadas.


No que diz respeito à mecânica, o Citroën C3 X contará com um motor 1.6, produzindo 113 cv com gasolina e 120 cv com etanol, com um torque de até 15,7 mkgf. Ele estará disponível exclusivamente com uma transmissão automática de seis marchas e terá um posicionamento de preço que o colocará entre os modelos irmãos.


A Citroën pode optar por incorporar o motor 1.3 Firefly 8V, que oferece até 107 cv, com uma transmissão CVT e possivelmente uma opção manual, para as versões Live e Live Pack, mantendo a transmissão automática de 1.6 apenas para as versões Feel e Feel Pack. 


Outra possível adição seria o motor 1.0 Turbo com transmissão CVT, o que o colocaria em concorrência direta com o Fastback da Fiat. Essa estratégia certamente promete acirrar a competição no segmento e proporcionar aos consumidores uma ampla variedade de escolhas.


Com o Citroën C3 X se preparando para sua estreia, o mercado de SUVs cupês está prestes a ficar ainda mais emocionante. Sua combinação de estilo, espaço e preço competitivo pode muito bem torná-lo um sucesso entre os consumidores em busca de uma opção versátil e atraente.