A aguardada estreia do Citroën C3 Aircross está marcada para o próximo mês, e já temos informações concretas sobre o que esperar desse SUV compacto de sete lugares.
Após meses de especulações, a fabricante francesa confirmou que o modelo virá equipado com o motor Turbo 200, o mesmo 1.0 GSE turbo encontrado nos Fiat Pulse, Fastback e Strada, além de equipar agora o Peugeot 208.
Com 130 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque quando abastecido com álcool, o C3 Aircross 1.0 turbo flex promete um desempenho admirável. O câmbio será do tipo automático CVT com simulação de sete marchas, proporcionando uma condução suave e eficiente.
É pouco provável que versões com o motor 1.6 aspirado de 122 cv sejam oferecidas no Brasil, já que estas serão produzidas exclusivamente para exportação.
Este SUV será o maior veículo da Citroën no Brasil, com 4,32 metros de comprimento e 2,67 metros de entre-eixos, superando o C4 Cactus. O C3 Aircross é uma adição versátil ao mercado de SUVs compactos brasileiro, sendo o único veículo de sete lugares em sua categoria, o que deve exercer pressão sobre concorrentes como o Chevrolet Spin. No entanto, o modelo também estará disponível em versões de cinco lugares.
Independentemente da configuração, os bancos da terceira fileira serão independentes e poderão ser rebatidos para criar mais espaço no porta-malas, que poderá chegar a 489 litros de volume. Isso oferece flexibilidade aos proprietários para acomodar passageiros ou bagagens conforme necessário.
Além da motorização, algumas outras características já confirmadas incluem um novo quadro de instrumentos digital colorido de 7 polegadas, limitador e controlador de velocidade, airbags laterais, rodas de liga leve aro 17 polegadas, teto em cor contrastante e conveniências como porta-copos e duas saídas USB para os passageiros da fileira de trás. Esses recursos estarão disponíveis na versão topo de linha, chamada Shine.
Outro destaque do C3 Aircross é o inovador "ventilador de teto", especialmente projetado para climas tropicais, como os do Brasil e Índia, onde o veículo também será comercializado.
Esse sistema redistribui o ar mais frio do ar-condicionado da cabine para as fileiras traseiras, podendo reduzir a temperatura em até 4,5º Celsius, sem a necessidade de um sistema de ar-condicionado de duas zonas.
No que diz respeito aos preços, especula-se que o C3 Aircross terá versões a partir de R$ 110.000, mirando diretamente na Chevrolet Spin de sete lugares mais acessível, que custa R$ 119.000.
As versões mais equipadas devem variar entre R$ 130.000 e R$ 140.000, posicionando-se como uma alternativa interessante ao C4 Cactus, que tem preços que partem de R$ 106.990 na versão Live 1.6 Automática e chegam a R$ 130.990 na versão Shine Pack com motor 1.6 THP de 173 cv.
Em resumo, o Citroën C3 Aircross promete ser um concorrente de peso no segmento de SUVs compactos, oferecendo um motor potente, espaço versátil e uma série de recursos inovadores.
Com seu design arrojado e qualidade francesa, este novo SUV tem tudo para conquistar o coração dos consumidores brasileiros quando chegar às concessionárias. Fique atento às novidades e prepare-se para experimentar uma nova era de mobilidade com o C3 Aircross.